Prevenção de acidentes não é apenas educar sobre símbolos de trânsito

A educação para o trânsito nas escolas é uma medida crucial para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis nas estradas. No Brasil, o trânsito mata um número de pessoas superior a muitos conflitos bélicos e genocídios no mundo, e a educação é vista como a solução para essa tragédia​​. O artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a promoção da educação para o trânsito desde a pré-escola até o ensino superior, com ações coordenadas entre órgãos de trânsito e de educação​​.

A educação para o trânsito nas escolas não precisa se limitar ao aprendizado técnico de sinais, mas também pode abranger valores cidadãos como gentileza, solidariedade e educação. A inclusão desse tema em avaliações como o Enem poderia reforçar a importância da educação para o trânsito​​.

Exemplos internacionais, como o da Suécia, destacam o sucesso dessa abordagem. A Suécia, entre os 25 países mais seguros para dirigir, possui o mais baixo índice de mortos por acidente de trânsito, com apenas 2,8 mortes para cada 100.000 habitantes. Lá, a educação para o trânsito começa aos 4 anos de idade e continua até a universidade​​.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *